quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O CONTATO ENTRE O SURDO E O OUVINTE NO AMBIENTE DE TRABALHO




“Qualquer relacionamento entre duas pessoas se torna uma criação quando o contato entre elas tem a fluência e a sensação de transformar recíproco” Joseph Zinker



O contato entre as pessoas é algo pelo qual eu estou sempre interessada, prestando atenção, observando. Um fato bastante relevante que tenho estudado é o contato entre o surdo e o ouvinte no ambiente de trabalho. Como esse encontro é estabelecido e em quais circunstâncias? É uma questão que gostaria de compartilhar.


É comum ouvirmos dos surdos que eles não conseguem se relacionar com os outros funcionários, que são colocados de lado e algumas vezes até descriminados. Fiquei intrigada, problemas de relacionamento existem em todas as relações, mas muito se tem feito para melhorar as relações nas empresas.


E entre o surdo e o ouvinte, o que pode ser feito?


O ouvinte, ao entrar na empresa, vem com expectativas sobre o seu trabalho e os colegas que irá encontrar e que são colocadas em confronto com a entrada do surdo (Goffman, in Viana). Muitos nunca tiveram contato com uma pessoa surda e não sabem que os surdos são tão capazes quanto elas em suas capacidades laborais e pessoais. O que sabem é que ela entrou na empresa por conta das cotas para deficientes.


Acredito que as instituições precisam preparar seus funcionários, apresentando o conceito de pessoas surdas no que se refere a sua diferença linguística e não como portadora de uma deficiência. Ao apresentar a surdez para os colegas, tira-se deles os pré-conceitos existentes, possibilitando que o surdo seja recebido como um sujeito igual permitindo um contato autêntico entre eles.


A comunicação é a melhor forma para a integração. No caso entre o surdo e o ouvinte eles possuem uma língua diferente e é esta barreira que precisa ser quebrada. Se o surdo for bem recebido por seus colegas, de uma maneira igualitária, ele se sentirá mais seguro, mais confiante para o seu novo desafio e capaz de estabelecer uma relação verdadeira e ultrapassar as questões da língua.


O surdo também precisa se prepara para sua entrada na empresa e penso que conhecer o português é muito importante, assim como apresentar a Libras para os ouvintes proporcionará uma maior interação.  


Acho importante destacar, assim como  Marconcin (2013), que se deve tomar cuidado para que não ocorra o assistencialismo, para não difundir a ideia de que “o surdo é incapacitado e que precise de algum tipo de privilégio ou concessão subestimando sua capacidade intelectual, criativa e produtiva”.


A preparação do ouvinte para receber o surdo possibilita uma relação mais harmônica. São dois sujeitos diferentes que estão se conhecendo, percebendo e identificando as diferenças e igualdades do outro para então conviverem como duas pessoas convivem, com suas semelhanças e diferenças.



Referencias:

·         Marconcin, L. et Al. O olhar do surdo: traduzindo as barreiras no ensino superior. Ensaios Pedagógicos. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET – junho de 2013. ISSN 2175-1773 - http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n5/ARTIGO-PRISCILA.pdf visto em 28/08/2014.

·         Viana, A. S. A inserção dos surdos no Mercado de trabalho: políticas públicas, práticas organizacionais e realidades subjetivas. Trabalho de Mestrado. Universidade do Grande Rio, 2010 - http://www2.unigranrio.br/pos/stricto/mest-adm/pdf/dissertacoes/dissertacao-alvanei-dos-santos-viana.pdf visto em 28/08/2014.

Um comentário:

  1. Boa tarde! Eu sou Daniel e sou surdo de nascência, tenho muita dificuldade na língua portuguesa. Isso é muito importante para nós. A interação é importante também compartilhar, e nós surdos temos uma dificuldade na língua portuguesa e por isso as vezes fico confuso. Mais mesmo assim, sou uma pessoas dedicado e tento o mais máximo de compreender. Como surdo entendo na libras, e acho muito importante que essa informação seja passada para os ouvintes possa entender e ter acesso conosco na nossa comunidade surda. Isso é importante para toda família possa encontra essa dúvida de pessoas que tem a surdez, é essencial para as pessoas tem acesso a libras.

    ResponderExcluir