sexta-feira, 8 de agosto de 2014

EU E LIBRAS



“A mudança é contínua e inevitável, atualizarmos-nos e nos (re)apresentarmos constante e deliberadamente é uma escolha” Abel Guedes





Meu caso com Libras é antigo, sempre admirei os surdos conversando, eram crianças, como eu, felizes, por vezes bravos, mas estavam sempre em grupo, sempre se olhando. Quando um não olhava era cutucado pelo outro até ele olhar, não dava para ignorar, não dava para ser ignorado. Acho que sou capaz, até hoje,  de ver algumas expressões em seus rostos. Bons tempos de Aclimação (bairro onde morava)


O tempo passou, saí da Aclimação, me tornei administradora, psicóloga, casei e mudei, e por motivos ainda não desvendáveis, depois de todo esse tempo, resolvi aprender Libras e descobri que é uma língua, que existe uma comunidade surda e uma infinidade de possibilidades de interações entre minha curiosidade, lazer, estudo e trabalho.


Já são 8 meses de paixão e estudo. Ainda tenho um longo caminho pela frente para alcançar a fluência  necessária para  conseguir  chegar até os surdos e conversar com eles daquele jeito solto, leve e verdadeiro que eu admirava tanto. Já estou no caminho.


E nesse andar algumas possibilidades / expectativas estão se configurando. A psicóloga e a administradora começaram a se olhar e pensar juntas em algumas oportunidades de trabalho. Integrar minhas polaridades, isso me agrada. E junto com a língua, percebi que existe um vasto campo de estudo. Resolvi ler sobre o surdo, a surdez, a libras e o mercado de trabalho que estava inserido em vários textos. 


O blog surge com a necessidade de compartilhar as várias ideias, indagações, conhecimentos que vão surgindo a cada linha que vou lendo. As ideias vão surgindo e pipocando dentro de mim, com uma força que não consigo controlá-las. Nunca experimentei colocá-las para fora, até agora. Resolvi escrever, para dar voz a todas essas questões e conhecer o alcance delas. 

São coisas novas que vão juntando com algumas ideias antigas, a cabeça não para de funcionar. Quero abrir um espaço para debates, com diversos olhares, de diversos lugares, do ouvinte, do surdo, do trabalhador, do estudante, dos profissionais e outros. Quero trazer conteúdos relevantes para estimular comentários, reflexões e discussões a respeito do surdo, da surdez e do mercado de trabalho. Todos pensando juntos para que mudanças ocorram no sentido de apoderar o surdo do seu lugar na sociedade.


Duas outras ideias ainda existem dentro de mim, atender os surdos no consultório e fazer um mestrado, mas vou com calma, um passo de cada vez.


Bom trabalho para nós.


Até o próximo post.


Beijos

2 comentários:

  1. Uma grande jornada começa com um pequeno passo. ... que essa jornada seja longa e repleta da realização de seus desejos ... boa sorte ...

    ResponderExcluir