segunda-feira, 18 de agosto de 2014

LINKEDIN NÃO TEM LIBRAS ... MAS O QUE É ISSO?



“Cada palavra escrita e cada gesto encontram-se como irmãos. Por vezes como gêmeos” Emmanoelle Laborit, atriz surda

Libras – Língua Brasileira de Sinais, língua que é utilizada pelos surdos para se comunicarem.

Libras não é uma palavra, um conceito de domínio público, do senso comum, embora para nós da área da surdez, seres apaixonados por ela, seja óbvia. Mas não podemos nos deixar levar por essa paixão sem perceber que a palavra Libras não está amplamente difundida na sociedade.

Divulguei o blog para todos os meus amigos e não foram poucos que me falaram “Legal sua página, já curti, mas ... o que é Libras?”

Nesse mesmo momento, estava atualizando meu currículo no Linkedin (site de relacionamento profissional), toda satisfeita, pois tinha um idioma para colocar (básico, mas em aperfeiçoamento diário) e qual não foi minha surpresa quando procuro por Libras e nada. Tentei Língua e apareceu “Língua DOS Sinais”, quando o correto é Língua DE Sinais. Acho que foi a minha primeira indignação no assunto. Ficou claro que eles não têm a menor ideia do que se trata. E não é porque existe um campo restrito, ao contrário, pois achei crioulo e pidgins baseado no inglês, balúchi entre outros.

Acho que esse é um bom tema para começarmos nossas conversas, sobre o surdo e o mercado de trabalho. Como podemos pensar em inclusão se os profissionais que contratam não sabem que existe uma língua de sinais para se comunicar com os surdos e ainda mais preocupante, que nunca pensaram no surdo como um funcionário e muito menos como um par ou até superior?

Como o surdo será respeitado pela sua língua se as pessoas nem a conhecem, nem sabe da sua existência. Torna-se urgente a necessidade de se disseminar essa verdade. Nas universidades já existe uma matéria, opcional, mas é uma forma de divulgação. Nas escolas, as crianças poderiam tomar conhecimento da sua existência. Muitas amigas hoje sabem o que é por causa da música da Xuxa, na década de 80. A música marcou, mas e se fosse dado pelas professoras, o alcance não seria muito maior?

Saber da existência da Língua de Sinais é um caminho para saberem da existência do surdo como pessoas iguais que pertencem ao mundo.

Ah! Mandei uma mensagem para o Linkedin, explicando inclusive, que são muitas as línguas de sinais, uma para cada país, ou até mais, ASL (Língua Americana de Sinais), LSF (Língua Francesa de Sinais), AUSLAN (Língua de Sinais Australiana) entre outras. Porém recebi uma resposta automática, o que quer dizer que não leram, se alguém souber como chegar até eles envie o contato.

Até o próximo post.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário